top of page

HISTÓRIA DO TABACO

 

Todos sabemos dos malefícios de fumar, não queremos de forma alguma estimular tal prática. Mas o tabaco, ao decorrer da história da humanidade se enraizou nas mais diversas culturas mundiais e se faz presente ainda em peso na sociedade contemporânea.

 

Não se sabe  ao certo sobre a origem do tabaco.  A grande maioria dos pesquisadores defendem que o tabaco teve origem no continente americano e a planta seria originária dos Andes.

 

Outra corrente, alega que o tabaco é oriundo da Ásia. Segundo os defensores desta linha, o tabaco foi levado da Ásia para as Américas em tempos remotos. Devemos lembrar também que há relatos históricos de que na Pérsia, se cultivou e fumou diversas espécies de tabaco, bem antes da descoberta da América.

 

Estas são as versões mais aceitas pela comunidade científica. Gostaríamos de mencionar que há outras teorias sobre o surgimento do tabaco (continente africano e norte da Austrália) menos acolhidas pelos estudiosos.

 

O mais importante é que o tabaco não existiu na Europa antes do “descobrimento” da América.  Podemos dizer que os europeus conheceram a planta na expedição de Cristóvão Colombo que chegou ao “novo mundo.”

 

Estudos mais recentes,  apontam que o tabaco era utilizado em cerimônias religiosas e “mágicas“  pelos indígenas  na América Central (1.000 A.C.).

Por tanto, ao chegar no novo continente, a expedição que “descobriu” as Américas, teve o primeiro contato com o tabaco.

 

Segue  trecho do artigo publicado pelo historiador Muriel Vigie , na revista Historia Viva (2006, p.78 -82) que ilustra o primeiro contato dos europeus com a planta.

 

“Cristóvão Colombo, desde sua primeira viagem ao Novo Mundo, notara o costume, surpreendente para um europeu, que tinham os índios da tribo

Guanahani, nativos da ilha de San Salvador, de fumar ervas.”

 

Nas expedições seguintes, o frei Bartolomé de Lãs Casas observou que essas ervas eram  consumidas envoltas numa grande folha, em forma de corneta, que os nativos chamavam de tobacco.

 

Com  a colonização das Américas, a utilização  do tabaco se difundiu por todos os continentes.  Passando por diferentes fases da sua utilização.

 

No início era utilizado somente por membros das cortes e aristocratas (alto valor), século XVI.  O tabagismo atinge toda Europa, no século XVII, período no qual se utiliza o tabaco com fins medicinais. Era consumido principalmente em cachimbos, com o tempo o charuto como conhecemos, se difundiu como símbolo de “status”.

 

Entre 1840 e 1860,  a produção de cigarro começa a se industrializar (Inglaterra e França). A situação começou a mudar em 1881, quando o americano James Bonsack (1859-1924) inventou a máquina de enrolar o cigarro. Durante a Primeira Guerra, a distribuição nas trincheiras multiplicou o mercado. Com isso, a indústria tabagista tomou os moldes atuais.

 

Este é um breve texto para tentarmos demonstrar a importância cultural e econômica do tabaco no mundo.

PRODUTO 100% BRASILEIRO:

Pregamos o patriotismo como valor. Contribuímos para o mercado nacional utilizando matérias-primas e mão de obra 100% brasileiras, acreditando no potencial do nosso país, investindo e gerando oportunidades.

DISTRIBUIDOR OFICIAL:
CONTATOS:

E-mail: comercial@parvathi.com.br

Skype: OrionDistribuidora

Rua Itambacuri, 353, Galpão 1º e 2º andar

Carlos Prates - BH / MG

CEP: 30.710-480.

 

 © 2024 Orion Distribuidora - Todos os direitos reservados.

bottom of page