CULTIVO RESPONSÁVEL
O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo, o que resulta em inúmeros problemas, tanto para saúde dos consumidores e trabalhadores rurais quanto para o meio ambiente.
A utilização indiscriminada de agrotóxicos tem resultado em intoxicações (diferentes graus), de agricultores e consumidores, tornando-se em um problema de saúde pública. Para agravar a situação, nosso país, permite o uso de agrotóxicos banidos nos Estados Unidos, União Européia e Canadá.
Portanto , temos um problema gravíssimo em nossas mãos. A presença dos agrotóxicos nos sistemas de monocultivo em grandes extensões ( soja, cana-de-açúcar, milho, café, cítricos, arroz e algodão) e nas culturas menos expressivas por área plantada ( tabaco, morango, uva e morango) empregam grandes quantidades de agrotóxicos, muitas vezes de forma excessiva e sem buscar alternativas para preservar a saúde dos trabalhadores e da terra.
Estima-se que ocorram cerca de 3 milhões de intoxicações graves por agrotóxicos , com 220 mil mortes por ano, no mundo. Sendo que, 70% destas ocorrências, acontece nos chamados países do terceiro mundo.
Ainda temos outro ponto muito importante. O uso consciente da terra. Além dos perigos da utilização de agrotóxico (inseticidas, fungicidas, herbicidas etc) temos os adubos químicos que contaminam o solo, a água (rios, lagos e lençóis freáticos ) e ainda podem tornar as plantas mais sensíveis as pragas e doenças.
O Brasil é o maior exportador de tabaco em folhas, concentrado a maior parte da produção na região sul do país. Seu cultivo, em sua grande maioria, é feito por famílias em pequenas propriedades. (agricultura familiar)
A maior parte dos agrotóxicos utilizados na cultura do fumo , estão classificados nas classes toxicológicas I e II (principalmente os inseticidas), ou seja, são considerados extremamente e altamente tóxicos respectivamente. Eles trazem sérios riscos para a saúde de todos.
Estudos recentes, apontam que a contaminação do solo (adubo químico) e o uso excessivo de agrotóxicos, são fontes causadoras de diferentes tipos de câncer.
Podemos dizer que o uso indiscriminado de agrotóxicos e adubos químicos matam. Ninguém esta protegido. Consumidor, produtor e meio ambiente são prejudicados.
O plantio do tabaco sem uso agrotóxicos e com adubos orgânicos não é um “luxo”, na verdade, é uma necessidade para todos e principalmente para a Terra que nos fornece tantos recursos.
Agrotóxico mata a terra, o produtor e o consumidor. A escolha consciente é um ponto de partida para mudarmos nossa realidade. Respeitar o meio ambiente é um dever nosso.
PRODUTO 100% BRASILEIRO:
DISTRIBUIDOR OFICIAL:
CONTATOS:
Pregamos o patriotismo como valor. Contribuímos para o mercado nacional utilizando matérias-primas e mão de obra 100% brasileiras, acreditando no potencial do nosso país, investindo e gerando oportunidades.
Rua Itambacuri, 353, Galpão 1º e 2º andar
Carlos Prates - BH / MG
CEP: 30.710-480.
E-mail:
© 2025 Orion Distribuidora - Todos os direitos reservados.